Projeto Xadrez no Astro

 

O projeto Xadrez no Astro foi desenvolvido para ser um instrumento de intercâmbio entre os alunos do período matutino (Ensino Fundamental – Anos Finais), com os alunos do período vespertino (Ensino Fundamental – Anos Iniciais), sedimentando as ações que visam manter a escola como corpo único e embora seja um trabalho voluntário do professor Sandro de Jesus Albuquerque, tem imenso valor, pois ele acredita que não basta esperar que soluções para os problemas que eventualmente as escolas apresentem, caiam do céu! Ele preferiu outro caminho: por a mão na massa!!

 

A proposta do professor Sandro foi trazer esses alunos do matutino como tutores dos alunos do vespertino, tendo em vista que ao fazer isso, os mais velhos se tornam exemplos pela prática aos mais novos, além disso, fazem com que os pequenos da tarde criem vínculos com a escola e assim desejem concluir todo o ciclo escolar na mesma escola.

 

O xadrez foi escolhido porque apresenta ferramentas pedagógicas importantes que vão além de um simples jogo, pois propicia aos seus praticantes uma série de benefícios que permitem aos alunos a fazerem constantes reflexões de suas jogadas, ajudando inclusive na concentração e na aprendizagem de pontos da geometria, já que há alunos que constroem tabuleiro, por exemplo..

 

Os tutores (como são chamados os mais velhos) recebem as orientações das atividades do professor, inclusive através de um grupo criado do aplicativo WhatsApp, sendo assim, toda semana são devidamente orientados dos conteúdos que devem ministrar. Outro ponto que merece atenção especial no treinamento dos tutores é sua postura e conduta dentro das salas de aula dos pequenos, em reuniões que acontecem a cada dois meses aproximadamente.

 

Como podemos perceber, o projeto envolve todo um lado afetivo entre os tutores e os alunos do vespertino, sistematicamente trabalhado para que esses alunos mais velhos possam conduzir o projeto e as propostas da forma mais amigável possível, criando um vínculo de carinho e amizade com os alunos.

 

O trabalho teve início com os 1os, 2os e 3os anos e agora já está se expandindo para os 4os e 5os. Dentro das salas de aula, o momento é esperado pelos alunos, que já sabem: quinta-feira é dia de Xadrez!!! Quanto as professoras, não só acompanham este momento, como também os apoiam pois reconhecem a importância desta ação para seus alunos, mas também para toda a escola E a direção e a coordenação da escola? Apoiam e valorizam este projeto, auxiliando em tudo o que podem!

O professor Sandro e seus tutores.

Acima o professor Sandro e seus alunos tutores, abaixo os tutores juntos a uma professora-parceira dos anos Iniciais!

Alguns dos tutores junto a uma professora dos Anos Iniciais

Tutores em ação!Tutores e tutorados em ação!

Tutores em ação: Xadrez como fator de união!

Xadrez, uma ferramenta de união!

Participe do Blog dos Anos Iniciais

Se você atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), particide do blog organizado para discutir questões referentes ao cotidiano e da prática efetivada nas escolas vinculadas à Diretoria de Ensino Centro Sul.

Para participar clique aqui!

Blog da EE Major Arcy

 
A EE Major Arcy apresenta os trabalhos e projetos realizados por alunos, sob a orientação de professores e professoras através do  blog http://majorianos.blogspot.com.br/. Entre e confira! 

 

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!