PNLD 2017 - Preparativos para a Escolha de Livros Didáticos

 

O período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD destinados aos alunos e professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano), para o triênio de 2017 a 2019, está previsto para o mês de junho de 2016.

A escolha será realizada no Sistema PDDE Interativo, já conhecido pela maioria dos gestores escolares que participam dos Programas MEC. Os que ainda não têm acesso ao sistema, deverão entrar em pdeinterativo.mec.gov.br > Acesso ao Sistema > CPF do Diretor > Solicitar Cadastro. Na tela seguinte, preencher o dado solicitado (CPF) e clicar em "Continuar". Em seguida, devem completar todos os campos do cadastro e solicitar a liberação da senha por meio de e-mail à DE, aos cuidados da supervisora Kátia (dects@educacao.sp.gov.br ou kathkosmack7@gmail.com), membro da equipe responsável pelos Programas MEC. Após esse procedimento, a gestão da escola será informada da senha padrão da escola e orientada quanto a criação da nova senha.

A aba "Livro Didático" só estará disponível em junho, e enquanto isso, a escola poderá verificar se o acesso está concluído. Para efeito de escolha do PNLD 2017, não há necessidade da escola preencher o diagnóstico, que é um item obrigatório para outros programas nacionais.

Em breve, divulgaremos mais orientações quanto aos procedimentos necessários à escolha do PNLD 2017 Anos Finais do Ensino Fundamental.

Desta forma, para o momento, solicitamos às escolas que verifiquem o acesso ao sistema e, se necessário, providenciem os ajustes para que, no momento da efetiva escolha, tudo transcorra de forma tranquila.

 

 

PNLD - 2017 Ensino Fundamental - Anos Finais (EFAF)

 
No PNLD - 2017 as escolas do Ensino Fundamental - Anos Finais (EFAF) é que farão as escolhas dos novos livros para o triênio 2017/18/19 (EFAI e EM receberão complementação apenas).
Desta forma, as editoras já começaram a fazer a divulgação. Assim, lembramos que a Gestão da escola é a responsável pelo recebimento das coleções e pela disponibilização do material para a análise dos professores, sendo vetado às editoras o acesso direto aos professores (inclusive em momentos de ATPC).
 

 

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Considerando a urgência na resolução de eventuais problemas de divergência nas quantidades de livros didáticos, informamos que para Remanejamento imediato, as escolas abaixo dispõem de livros excedentes e que, portanto estão disponíveis para os interessados que devem apenas estabelecer comunicação entre as escolas através de ofício informando as discplinas, séries e quantidades que estão sendo remanejados.

Murtinho Nobre

Sociologia

70

Murtinho Nobre

Filosofia

70

Murtinho Nobre

Arte

70

Valentim Gentil

Ápis Letramento e Alfabetização – 3º ano

25

Valentim Gentil

Ápis Letramento e Alfabetização – 3º ano

25

Pedro Voss

Geografia - Projeto Prosa - 2º ano

30 livros

Pedro Voss

Coleção Brasiliana – História – 2º ano

34 livros

Pedro Voss

Redescobrindo Ciências – 2º ano

31 livros

Pedro Voss

Redescobrindo Ciências - 3º ano

32 livros

Pedro Voss

História - Coleção Brasiliana - 3º ano

12 livros

Pedro Voss

Projeto Prosa - Geografia

23 livros

Pedro Voss

Matemática - Projeto Buriti

18 livros

 

 

 

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA  “Letramento e Alfabetização” - 1º ano

12 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA “ Alfabetização Matemática” - 1º ano

12 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA “Ciência Humanas e da Natureza” - 1º ano

12 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA “Alfabetização Matemática” – 2º ano

20 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA “Ciências Humanas e da Natureza” – 2º ano

20 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA “ Letramento e Alfabetização” – 3º ano

30 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

PORTA ABERTA “Língua Portuguesa” – 5º ano

 

9 livros

Maria Odila Guimarães Bueno

LIGADOS “ Ciências Humanas e da Natureza” – 5º ano

6 livros

Valentim Gentil

Ápis Letramento e Alfabetização - 3ºs anos

25 livros

Valentim Gentil

Ápis Alfabetização Matemática – 3ºs anos

25 livros

Informamos ainda que, seguindo o desenvolvimento das ações referentes ao PNLD, para as escolas que não tiverem seus problemas resolvidos pelo Remanejamento, é o momento de efetuar a solicitação diretamente ao MEC.

Para isso, as escolas devem acessar o PDE Interativo, por meio do portal pde.interativo.mec.gov.br, a fim de informar as quantidades necessárias de livros que precisam receber em seu próprio endereço. Em seguida, será feita análise e validação dos pedidos de cada escola pela SEE e em caso de dúvidas, serão solicitados esclarecimentos à Diretoria de Ensino e portanto às escolas.

O sistema estará fechado à partir de 15/04, mas para quem ainda tiver necessidade real, deverá ser preenchida planilha (baixe aqui) e enviada para a DE o dia 02/05, impreterivelmente, pois a SEE solicitará até o dia 03/05 os livros ao MEC.

No entanto, antes de qualquer uma destas ações, solicitamos às escolas que confirmem o recebimento das encomendas na própria escola, antes de solicitarem a reserva técnica no PDE Interativo. Para isso, basta acessar o portal do FNDE, em www.fnde.gov.br >> Programas/PNLD >>Consultas On Line >> Distribuição de Livros, preenchendo apenas os campos: Ano = 2016; Programa = PNLD; UF = SP e Munícipio. A seguir, clicar em "Confirmar". Na lista apresentada, localize a escola em questão e clique no ícone à direita da tela. Após abrir a página, selecione o link "Encomenda" e verifique se existem encomendas ainda não entregues, apresentadas na coluna da direita da tela.

Enfatizamos que a totalidade dos livros deve ser entregue aos alunos. Na ocasião da distribuição dos livros do PNLD aos alunos, é fundamental que:

- as escolas realizem o controle da entrega, por meio de planilhas com o nome dos alunos e das disciplinas. Essas planilhas devem ser arquivadas para utilização no momento da devolução dos livros no final do ano letivo, ficando disponíveis para fiscalizações de órgãos centrais;

- promovam a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático durante todo o ano, para que, ao efetuarem a devolução do livro reutilizável do PNLD, ao final do ano, outro aluno possa utilizá-lo no ano seguinte, portanto é de fundamental importância que campanhas de preservação dos livros sejam permanentes, rotineiras em todas as escolas.

Lembramos que nos casos de livros de PNLD anteriores deve ser feito o processo de Desfazimento, de acordo co Resolução n° 83/2013.

Quaisquer dúvidas entrar em contato com o responsável pelos Programas dos Livros, PCNP Wagner no telefone 5591.2065.

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!