PNLD - 2017 post 13/12/2016

A equipe central  o livro didático solicita o apoio das escolas para que os livros do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático sejam entregues sem recusas por falta de pessoal nas escolas, em período de festas ou férias.

As escolas podem agendar o dia e o horário das entregas com o Coordenador dos Correios de cada região, em nosso caso o Sr. ED CARLOS MOTA DOS SANTOS, telefone 5924-7297e e-mail edcarlossantos@correios.com.br.

Assim sendo, solicitamos que as escolas verifiquem os livros que ainda não foram entregues, (uma vez  que os livros já estão sendo entregues às escolas desde outubro de 2016 e se a entrega  se estenderá até janeiro de 2017). Como já informado, as entregas são parceladas e o quantitativo de cada unidade escolar está disponível para conferência, em www.fnde.gov.br > Consultas ONLINE > Distribuição de livros, conforme orientação já comunicada e também disponível na área pedagógica do site da DE.

Obs. Planilha completa com os dados de todo o estado foi enviada em comunicado do dia 13/12/2012

 

 

PNBE e Ambiente/Sala de Leitura

As escolas estaduais estão recebendo um acervo, com 45 livros, que compõem o PNBE Temático distribuído pelo FNDE - Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/MEC, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE.

Os títulos abrangem nove temas que contemplam as especificidades de populações que compõem a sociedade brasileira: indígena, quilombola, campo, educação de jovens e adultos, direitos humanos, sustentabilidade socioambiental, educação especial, relações étnico-raciais e juventude. São obras de referência, elaboradas com base no reconhecimento e na valorização da diversidade humana, voltadas para estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Essas obras devem ser integradas ao acervo da Ambiente/Sala de Leitura, em cada escola.

As escolas que declararam matrícula de alunos cegos no Censo Escolar estão recebendo, além dos livros impressos, também o acervo em formato digital acessível MecDaisy, ferramenta tecnológica que permite a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, além de apresentar facilidade de navegação pelo texto, de reprodução de trechos selecionados, de recuo e avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.

 
Eventuais dúvidas falar com Wagner (55912065).
 

Recolhimento de Livros Didáticos Reutilizáveis do PNLD post 23/ nov

Uma vez que o ano de 2016 se aproxima de seu findar, solicitamos a todas as escolas jurisdicionadas à DE Centro Sul que deem início às ações referentes ao recolhimento dos livros didáticos reutilizáveis, dos PNLD 2015 e 2016, respectivamente Ensino Médio e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que esses livros serão utilizados pelos alunos matriculados no ano letivo de 2017.

Para maior facilidade nessa operação, sugerimos aos professores das disciplinas e anos abaixo, que realizem atividades em sala de aula com o uso do livro didático e, ao término, efetuem o devido recolhimento (Neste momento é interessante que, nas listas de entrega assinadas no início do ano, sejam anotados os livros devolvidos):

·         Ensino Médio: 1a à 3a série - disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química.

·         Ensino Fundamental Anos Iniciais: 4o e 5o ano - disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Livro Regional e Ciências Humanas e da Natureza (Coleção Integrada de História, Geografia e Ciências).

Cada escola deve separar, contar e arrumar esses livros em pilhas por disciplina, título e ano. Em seguida, armazenar em local adequado, juntamente com os livros novos que estão chegando (reposição do MEC), para a devida distribuição na primeira semana de aula de 2017.

Os livros, que deixamos de citar acima, são os consumíveis, sem necessidade de devolução, visto que a posse é do aluno e ele pode escrever nas lacunas disponíveis.

Quanto aos livros do PNLD 2014, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental, cada escola deverá efetuar o desfazimento total, conforme dispõe a Resolução no 83/2013 e Lei Estadual no 14.470/2011, já que todos os alunos desse segmento receberão livros novos de todas as disciplinas, em 2017.

Contando sempre com o habitual empenho de todos os gestores, solicitamos máxima atenção quanto aos procedimentos ora apontados, uma vez que o não desenvolvimento das ações cabíveis podem ser considerados como mal uso de recursos públicos pelo Governo Federal, gestor geral do PNLD.

Em caso de dúvidas entrar em contato com o PCNP Wagner, responsável pelos Programas dos Livros.

PNLD - 2017 post 10/ nov

Nossas escolas já estão recebendo os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, para o ano letivo de 2017. Esses livros são distribuídos pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, por meio da ECT/Correios.

As escolas, conforme seu segmento, estão recebendo algumas das opções abaixo, escolhidas pela equipe escolar:

1 - Distribuição integral de livros novos, de todos os componentes curriculares dos Anos Finais do Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano;

2 - Reposição integral de livros consumíveis de Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira; e

3 - Reposição e complementação parcial de livros didáticos reutilizáveis para 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental e 1o à 3o série do Ensino Médio.

O envio dos livros às escolas iniciou-se em outubro de 2016 e se estenderá até janeiro de 2017. As entregas são parceladas e o quantitativo de cada unidade escolar está disponível para conferência, em www.fnde.gov.br > Consultas ONLINE > Distribuição de livros. Após essa conferência, os livros devem ser guardados em local apropriado até a sua distribuição final aos alunos e professores no início do ano letivo de 2017, ou até seu remanejamento no caso de sobras de livros. Não há necessidade de realizar a “baixa” dos livros recebidos.

Solicitamos a habitual agilidade, cuidados para o recebimento e acondicionamento dos livros!

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!