Nova escolha do Livro Didático de Arte/Ensino Médio – PNLD 2018 (publicado em 14/11/2017)

Por recomendação do MEC, foi cancelada a escolha do componente Arte para o Ensino Médio realizada no período de 28 de agosto a 06 de setembro. A escolha das demais disciplinas do PNLD 2018, realizada no mesmo período, permanece inalterada. A nova escolha do PNLD 2018 - Arte será realizada de 14 a 20 de novembro de 2017, no Sistema PDDE Interativo. Se a escola não acessar o sistema ou não gravar a escolha, serão encaminhados, compulsoriamente, um dos títulos constantes no Guia de Livros Didáticos. O acesso ao Guia e demais orientações quanto aos procedimentos de escolha do PNLD 2018 estão disponíveis no portal do FNDE: www.fnde.gov.br (Programas/Programas do Livro/Livro Didático/Escolha PNLD 2018 Componente Arte). Solicitamos especial atenção a estas informações para todas as escolas de Ensino Médio.

PNLD – Escolha do Livro Didático de Arte  (publicado em 31/10/2017)

A escolha do PNLD 2018, destinada ao ensino médio (somente do componente Arte), está prevista para ocorrer de 14 a 20 de novembro de 2017. Foi publicada a Portaria nº 74, de 20 de outubro de 2017, com a relação das obras parcialmente aprovadas do componente curricular Arte no âmbito do PNLD 2018, conforme o Edital nº 04/2015/CGPLI. O registro da escolha do componente Arte será realizado no sistema PDDE-Interativo. Caso alguma escola ainda não tenha acesso ao sistema, deve entrar em contato com a Equipe dos Programas MEC da DE para solicitá-lo (PCNP Marizilda – 55912064). O acesso ao PDDE Interativo nas escolas é de responsabilidade do diretor, que deve manter a senha atualizada, em sigilo e realizar o registro dos livros escolhidos em segurança.

Atenção: Desde o dia 26 de outubro até o final da temporada de escolha do componente Arte, os representantes das editoras ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e de participar de eventos das escolas e Diretorias de Ensino destinados à realização das escolhas. Às escolas não é permitido aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes. Solicitamos especial atenção a esta questão!

Quaisquer dúvidas falar com Wagner – Responsável pelos Programas dos Livros, no telefone 55912065.

PNLD  (publicado em 31/10/2017)

O FNDE está disponibilizando para doação às escolas, livros que estão fora do triênio de validade. Caso alguma escola tenha interesse no material, considerando a lista dos livros disponíveis (clique aqui para baixar o arquivo), deverá preencher o formulário clicando aqui até 20/11/2017, discriminando os livros de interesse e as quantidades solicitadas de cada escola. Atenção: O código do livro que termina com a letra “L” indica os  livros destinados aos alunos. O código que termina com a letra “M” refere-se aos manuais dos professores. Os livros didáticos serão entregues no endereço da escola disponibilizado no Censo Escolar.

Quaisquer dúvidas falar com Wagner – Responsável pelos Programas dos Livros, no telefone 55912065.

PNLD 2017 – Reserva Técnica (publicado em 31/10/2017)

O FNDE/MEC detectou um erro no processamento da Reserva Técnica do PNLD 2017, no Sistema PDDE Interativo, ocorrido no dia 31/março/2017, razão pela qual muitas escolas estaduais não receberam os livros didáticos solicitados no referido sistema. Baixe a planilha para ver a relação das escolas prejudicadas e que serão atendidas, ainda este ano, com o estoque de livros existentes na ECT/Correios, inventariado recentemente.

Quaisquer dúvidas falar com Wagner – Responsável pelos Programas dos Livros, no telefone 55912065.

PNLD 2018 - Êxito das escolas paulistas na conclusão da escolha dos livros didáticos

97,015% das escolas estaduais paulistas de Ensino Médio finalizaram os seus pedidos de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, ou seja, 3.932 escolas de Ensino Médio indicaram as coleções de livros a serem utilizadas pelos professores e alunos durante o triênio 2018 a 2020. Por isso, SEE e DE querem parabenizar e agradecer o admirável empenho dos responsáveis pelo PNLD em nossas escolas, que se esforçaram para o êxito dessa tarefa, que foi árdua, principalmente em função do atraso no início do acesso à plataforma do PDDE Interativo e sua constante instabilidade. Informamos que o FNDE irá desconsiderar a escolha do componente curricular de Arte, por recomendação do MEC, sem prejuízo dos demais componentes. Em breve, haverá divulgação do novo processo de escolha desse componente.

Encerramento do registro dos pedidos - PNLD 2018

Parabenizamos as escolas que encerraram o processo de escolha dos livros didáticos do Ensino Médio dentro do prazo estipulado pelo MEC!

Aproveitamos para informar às escolas que atendem ao Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais que já estão chegando os complementos dos livros didáticos para o próximo ano. Desta forma lembramos que os mesmos devem ser acondicionados em local protegido do calor excessivo e da umidade!

 

 

A escolha dos livros didáticos do PNLD 2018 já começou! (publicado em 29/08/2017)

Já começou o período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 para atendimento a alunos e professores do Ensino Médio!

De 28 de agosto a 04 de setembro de 2017 os diretores das escolas participantes poderão registrar as coleções escolhidas pelos professores, para serem utilizadas nos anos de 2018, 2019 e 2020.

A orientação técnica realizada no dia 18/agosto, por Streaming, pela equipe dos Programas de Livros – CEFAF/CGEB, está disponível em www.rededosaber.sp.gov.br.

O processo de escolha abrange as seguintes etapas:

- Análise do Guia de Livros Didáticos PNLD 2018, disponível no portal do FNDE, em reunião com a equipe pedagógica e os professores;

- Escolha das melhores opções para a escola;

- Registro das decisões da reunião na Ata da Escolha;

- Registro das coleções no sistema PDDE Interativo, em pddeinterativo.mec.gov.br;

- Impressão do comprovante da escolha e sua disponibilização aos envolvidos.

Para maiores informações, acesse o site www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD – Livro Didático>> Escolha PNLD 2018 ou o portal da SEE, em www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos >Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018.

PNLD – 2018 (publicado em 24/08/2017)

Como era do conhecimento de todos, dia 18/08/17 aconteceu uma videoconferência sobre o PNLD – 2018. Neste evento foram discutidas várias questões referentes ao processo de escolha dos livros didáticos para o Ensino Médio.

 

Abaixo seguem as principais informações:

1.    Os livros didáticos ora escolhidos, como sempre, tem vigência de três anos;

2.    Todo o processo de escolha é privativo à escola (ou seja, somente docentes e gestão participam do processo);

3.    Como sempre, devem ser escolhidas duas opções, sendo necessariamente de editoras diferentes;

4.    Se a escola não acessar o ambiente virtual de escolha (http://pddeinterativo.mec.gov.br/), receberá compulsoriamente os livros mais escolhidos dentro do município;

5.    Os livros de Língua Estrangeira Moderna (tanto Inglês, quanto Espanhol) não são mais consumíveis (ou seja, serão utilizados pelos próximos três anos e não serão repostos);

6.    As escolas que tem Centros de Estudo de Línguas (CEL) podem escolher livros de Espanhol para os alunos que cursam este idioma;

7.    Caso a escola não queira receber livro de alguma disciplina, (especialmente de Espanhol, por não ser uma disciplina contemplada em sua grade curricular) DEVE necessariamente marcar a opção “Não desejo receber livro desta disciplina”, caso contrário receberá livros compulsoriamente;

8.    Os livros de Arte, Sociologia e Filosofia, como já informado são volumes únicos. Neste ano em que ocorre a troca de títulos, devido à escolha, todos os alunos receberão livros novos que lhes serão doados e que com eles permanecerão até o final da Educação Básica;

Estas informações embora fundamentais, não são as únicas que merecem atenção, há outras que dizem respeito ao processo de escolha:

 

1º momento

2º momento

3º momento

Reunião de professores e professor coordenador para a escolha:

a)    Acessar e ler o Guia 2018 on line no site do FNDE;

b)    Discutir através da análise das resenhas presentes no Guia, das coleções enviadas pelas editoras ou das coleções disponíveis em formato digital*.

Registro da escolha:

a)    Acessar o site www.fnde.gov.br

b)    Ler atentamente as telas:

·         Orientação e Termo de compromisso;

c)    Em Séries/ano 2018, marcar 1ª, 2ª e 3ª séries do EM;

d)    Caso a escola possua alunos com necessidades especiais, assinalar a quantidade**;

e)    Lembrar-se de marcar que NÃO deseja receber livros, caso não tenha interesse em alguma disciplina;

f)     A escolha DEVE ser registrada em ATA (conforme modelo presente no guia), digitalizada e anexada ao sistema;

g)    Depois registrada a escolha no site, devidamente conferida, anexada a ATA, o processo deve ser finalizado;

h)    Depois de finalizado o processo, nada mais poderá ser alterado.

Divulgação à comunidade escolar através da fixação de cópia da ATA em local de fácil acesso a todos.

 

*para que o professor possa acessar os livros, o diretor deve primeiramente acessar o sistema, fato que irá gerar um código a ser entregue aos professores para que naveguem pelas versões digitais dos livros disponíveis para a escolha.

** especial atenção para as escolas: Antônio Alcântara Machado (2º série),Raul Cardoso de Almeida (2º série),Rodrigues Alves (2º série),Roldão Lopes de Barros (2º série),Visconde de Itaúna (1ª e 2º séries),Maria José (1º e 3ª séries)- Baixa Visão e Visconde de Itaúna (​1ª e ​2º séries​) - C​ego.

 

Desejamos a todas as escolas uma ótima e consciente escolha desta ferramenta que, necessariamente deve se relacionar harmoniosamente ao currículo oficial e aos seus materiais de apoio (Caderno do Professor e do Aluno) e que acompanhará a escola pelos próximos três anos!

Clique aqui para baixar arquivos de apoio!

Clique aqui para acessar o site do FNDE para registrar o pedido!

Acesso ao Sistema de Escolha dos livros didáticos do PNLD 2018 (publicado 22/08/2017)

A escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 Ensino Médio será de 21 de agosto a 04 de setembro de 2017 e a orientação técnica realizada no dia 18/agosto, por Streaming, pelo CEFAF-Programas de Livros/CGEB, está disponível em www.rededosaber.sp.gov.br. Os diretores de escola que ainda não têm acesso ao sistema de escolha dos livros didáticos do PNLD 2018 devem entrar em contato com os responsáveis pelo PNLD e pelos Programas MEC da Diretoria de Ensino para solicitá-lo. A Escola tem o dever de impedir o acesso, em suas dependências, de Titulares de Direitos Autorais ou de seus representantes com o objetivo de divulgar os livros referentes ao PNLD 2018, e não disponibilizar espaço da Escola para realização de palestras ou outro evento relacionado ao PNLD. Deve garantir a isonomia do processo de escolha, não disponibilizando informações que privilegiem um ou outro Titular de Direito Autoral, além de recusar vantagens de qualquer espécie e, principalmente, impedir o acesso de qualquer pessoa à senha do sistema de escolha dos livros do PNLD, que é de uso exclusivo do diretor da escola. Qualquer irregularidade deve ser informada à Diretoria de Ensino e à CGEB/CEFAF-Programa de Livros.

Para maiores informações, acesse o site www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD – Livro Didático >> Escolha PNLD 2018 ou o portal da SEE, em www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018.

Solicitamos a maior atenção para essas informações e em caso de dúvidas, entrar em contato com Wagner, Responsável pelos Programas dos Livros, telefone 55912065 ou dectsnpe@educacao.sp.gov.br.

PNLD 2018 - Escolha de Livros Didáticos (publicado em 11/08/2017)

O MEC publicou no Diário Oficial da União do dia 2 de agosto de 2017, o resultado final do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018. Ao todo, 97 coleções foram aprovadas. O material aprovado estará disponível no Guia Digital PNLD 2018 e nos portais do MEC, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da SEE/SP.

Os professores e diretores terão acesso ao conteúdo de todas as obras aprovadas por meio desse Guia, que será disponibilizado para consulta a partir do próximo dia 17 de agosto. As escolas terão duas semanas para avaliar o material aprovado nas diferentes disciplinas e escolher as coleções que mais se adaptam ao seu contexto.

O período de escolha do PNLD 2018 será do dia 21 de agosto a 04 de setembro de 2017.

A CGEB/CEFAF - Programa de Livros realizará uma Videoconferência no dia 18 de agosto, das 13h às 15 horas. Solicitamos a participação de todos os interessados e, principalmente, dos Supervisores de Ensino, dos Diretores do Núcleo Pedagógico, do PCNP responsável pelo PNLD, dos PCNP que atuam no Ensino Médio e dos Diretores/Vice-Diretores/Professores Coordenadores e todos os Professores de Ensino Médio. A videoconferência será transmitida por streaming, em www.rededosaber.sp.gov.br, para acompanhamento nas escolas e público interessado. O objetivo é orientar de forma técnica, pedagógica e operacional a escolha dos livros didáticos do PNLD para o triênio 2018/2020. As escolas devem finalizar a digitação das escolhas só após assistirem à videoconferência. Mais informações estão disponíveis em www.fnde.gov.br > Programas > PNLD – Livro Didático > Escolha PNLD 2018 e www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2018. Para tirar dúvidas pontuais, este último endereço dispõe do link “Fale Conosco”, que prontamente retorna aos interessados.

PNLD 2018 - Ensino Médio - Preparativos para a Escolha de Livros Didáticos

A escolha dos livros didáticos do PNLD 2018, destinada aos alunos e aos professores do Ensino Médio, está chegando e deverá ocorrer na segunda quinzena de agosto. O registro da escolha será realizado no sistema PDDE-Interativo. Caso alguma escola de Ensino Médio ainda não tenha acesso ao sistema, deverá entrar em contato com os responsáveis pelo PNLD e pelos Programas MEC da Diretoria de Ensino para solicitá-lo.

O “Guia de Livros Didáticos” será disponibilizado pelo Ministério da Educação, após a divulgação do resultado definitivo da avaliação pedagógica das coleções inscritas pelas editoras e constitui-se num instrumento de apoio à escolha e de reflexão coletiva entre os professores, juntamente com as orientações curriculares do Estado de São Paulo e o projeto político-pedagógico da escola. Solicitamos que os diretores e professores não se decidam sobre a escolha sem consultar o citado Guia, para terem conhecimento de todas as coleções aprovadas pelo MEC.

Atenção: Desde o dia 28 de junho até o final do período de escolha, os representantes das editoras ficam impedidos de acessar as dependências das escolas para realizar divulgação dos títulos participantes, e ficam proibidos de participar de eventos das escolas e outros órgãos, destinados à realização das escolhas. Não é permitido aceitar vantagens oferecidas pelos editores e seus representantes.

Em breve, divulgaremos mais orientações quanto aos procedimentos necessários à escolha do PNLD 2018 - Ensino Médio.

Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (Apoio à Gestão do Programa nas escolas) (publicado em 31/07/2017)

Com o objetivo fortalecer a boa gestão do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, garantir o acesso de todos os alunos aos livros didáticos e, aos professores, o direito de trabalhar com os materiais escolhidos por eles, no âmbito de cada escola, destacamos as três recomendações feitas pela equipe do FNDE/MEC, que visitou nove (09) escolas estaduais no mês de maio passado:

1ª- Visitas dos representantes das editoras participantes do PNLD a fim de divulgar o material inscrito no programa:  informamos que é vedada a participação dos Titulares de Direitos Autorais, autores, ou de seus representantes, em ações da Secretaria de Educação e DE. Da mesma forma, é proibido disponibilizar espaço público para os citados fins, conforme estabelece o Art. 3º, em seu § 4º e itens III e VII, da Portaria Normativa nº 7/2007. Clique aqui para conhecer, na íntegra, a PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 5 DE ABRIL DE 2007, que dispõe sobre as normas de conduta no âmbito da execução dos Programas do Livro.

Lembramos que estas obrigações existem para disciplinar o relacionamento com representantes de editoras, a fim de preservar a impessoalidade, a ética e a moralidade devida ao processo. Inclusive, neste ano, os professores poderão acessar integralmente o conteúdo dos livros didáticos na plataforma do PDDE Interativo, tão logo o Guia do PNLD 2018 seja publicado, dispensando, portanto, a necessidade do livro de divulgação impresso.

2ª- Registro de entrega e devolução dos livros para os alunos e os professores e cálculo do percentual dos livros devolvidos:  o FNDE sugere a todas as redes de ensino, como meta de devolução, o percentual de 90% dos livros entregues aos alunos e professores. A correta devolução dos livros utilizados num ano garante a sucesso do PNLD no ano seguinte. Assim, as escolas de anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, que ainda não recolheram os livros reutilizáveis usados pelos alunos em 2016, devem fazê-lo o quanto antes. Esses livros não recolhidos devem estar fazendo falta a algum aluno, neste ano de 2017!!!!

3ª- Conservação do Livro Didático :  considerando que os livros didáticos reutilizáveis, enviados pelo FNDE, devem ser utilizados por três anos consecutivos, é essencial desenvolver no âmbito de cada escola, ações visando conscientizar a comunidade escolar a respeito da conservação dos livros didáticos. Isto posto, é fundamental que a escola:

·         Realize o controle da entrega, por meio de planilhas com o nome dos alunos e disciplinas, por classe - clique aqui para ter acesso a um modelo de planilha de Controle da Entrega de Livros do PNLD, em 2017 (acrescente as colunas com o nome de cada disciplina, conforme a quantidade de componentes curriculares em cada segmento: anos iniciais, anos finais e ensino médio);

·          Arquive essas planilhas de controle da entrega, para utilização na época da devolução dos livros (final do ano letivo);

·          Realize o controle da devolução dos livros no final de cada ano letivo. As escolas precisam tomar nota da quantidade de livros devolvidos por disciplina, título e série, a fim de comparar os dados obtidos com a quantidade de livros entregues aos alunos no início do ano letivo - clique aqui para ter acesso à planilha de Devolução de Livros do PNLD. Esta planilha é a somatória dos livros de toda a escola, por disciplina e ano – para preenchê-la, utilize as planilhas individuais de Controle da Entrega dos livros do PNLD, de cada classe

·         Disponibilize todas as planilhas aos fiscais do FNDE/MEC e órgãos centrais, no monitoramento in loco;

·         Realize campanhas de Conservação dos livros didáticos.

·         Promova a conscientização dos alunos para a conservação do livro didático durante todo o ano, para que estejam em bom estado ao efetuarem a devolução dos livros reutilizáveis do PNLD no final do ano letivo, e outros alunos possam utilizá-los no ano seguinte:

·          Informe aos alunos e professores, a validade dos livros reutilizáveis, distribuídos em 2017, como por exemplo, os livros do PNLD do Ensino Fundamental Anos Finais, cuja validade será até o final do ano de 2019, ou seja, possuem um ciclo de vida útil de três anos. - Acesse o link do PNLD 2017 no portal da SEE/SP – www.educacao.sp.gov.br > Programas e Projetos > Programas de Livros > Acesse o site > PNLD 2017 > Apoio à Gestão do Livro Didático, na 1ª tela. 

Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2018 – Ensino Médio

Em função de inúmeras consultas por parte das Diretorias de Ensino – DE e escolas sobre eventos relativos à escolha de livros do PNLD, informamos que é vedada a participação dos Titulares de Direitos Autorais, autores, ou de seus representantes, em ações da Secretaria de Educação e DE.

Da mesma forma, é proibido disponibilizar espaço público para os citados fins, conforme estabelece o Art. 3º, em seu § 4º e itens III e VII, da Portaria Normativa nº 7/2007. Clique aqui para conhecer, na íntegra, a PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 5 DE ABRIL DE 2007, que dispõe sobre as normas de conduta no âmbito da execução dos Programas do Livro. Assim que obtivermos mais informações sobre o período de escolha dos livros didáticos e a publicação do Guia com as resenhas das coleções aprovadas para o PNLD 2018 - Ensino Médio, bem como o passo a passo do acesso ao PDDE Interativo e à planilha de Escolha, divulgaremos no portal da SEE . 

 

Reserva Técnica do PNLD - 2017

A reserva técnica de livros didáticos do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático destina-se a ajustar a quantidade real de alunos e a quantidade de livros necessários em cada escola, quando o remanejamento de livros não for suficiente. O sistema para solicitação de Reserva Técnica está disponível no PDDE Interativo. As escolas deverão acessar o pdeinterativo.mec.gov.br e realizar o seu diagnóstico. Em seguida, o sistema mostrará o saldo de livros da escola. Se houver falta de livros e não tiver possibilidade de realizar o remanejamento, a unidade escolar poderá solicitar os livros da reserva técnica. A equipe da CGEB - Programas de Livros fará a análise e a validação dos pedidos das escolas, realizando os ajustes necessários após consulta às respectivas Diretorias de Ensino de jurisdição da(s) escola(s) em questão. Informamos que nem todos os livros do PNLD 2017 foram entregues, principalmente os da Editora IBEP, segundo o Informe nº 18/2017-COARE/FNDE, de fevereiro/2017. Assim sendo, recomendamos que, antes de solicitar reserva técnica ou remanejamentos é importante verificar se todas as encomendas destinadas à escola foram recebidas. O FNDE fará a coleta dos pedidos validados em três datas distintas: 31/03, 17/04 e 02/05, para encaminhá-los à ECT/Correios, que fará as entregas diretamente nas escolas solicitantes. Informação importante: cada escola será atendida apenas uma vez, para evitar a duplicação de pedidos e o desperdício de recursos públicos. O FNDE/MEC publicou mais um Passo a Passo, complementando o anterior, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos e para solicitação da Reserva Técnica” (clique aqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.

Orientações para o Remanejamento de Livros Didáticos do PNLD 2017

Em complementação as informações já divulgadas anteriormente e publicadas na área pedagógica do site da DE, informamos que o FNDE/MEC publicou um passo a passo do Sistema de Remanejamento, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos” (clique aqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.

Assim, o gestor da escola, utilizando o PDDE interativo, poderá especificar a quantidade de alunos e professores e a quantidade de livros do aluno e manuais do professor existentes na escola. A partir desse diagnóstico e dos outros diagnósticos realizados pelas demais escolas, o sistema verifica automaticamente qual a unidade de ensino que possui os livros didáticos em excesso, para que as escolas que precisam do mesmo livro possam solicitar o remanejamento. O Sistema de Remanejamento indicará a unidade que possui a obra em excesso e o quantitativo disponível.

Após o diagnóstico da escola, o gestor poderá realizar o remanejamento ou utilizar a reserva técnica, caso não haja a possibilidade de realizar o remanejamento, ou, o remanejamento não seja suficiente para suprir o quantitativo de livros didáticos faltosos. O link para solicitação da reserva técnica estará disponível em meados de março, segundo o FNDE/MEC.

Desta forma, ressaltamos: é imprescindível para todas as escolas que acessem o sistema PDDE Interativo para preencher o Diagnóstico da Escola, uma vez que deste preenchimento é que serão resolvidos eventuais problemas de livros didáticos.

 

 

PNLD – 2017 – Remanejamento e Reserva Técnica

Após coleta de dados referentes a livros ociosos em nossas escolas, enviamos planilha com o referido material, para que as escolas possam realizar o Remanejamento regional, bastando para isso consultar a planilha, entrar em contato com as escolas que estão em posse dos livros e efetuar o remanejamento (sempre através de ofício entre as escolas envolvidas, onde devem constar origem e destino dos livros, título, ano/série e quantidades).

Lembramos ainda que estamos no momento de efetivação do Remanejamento de livros através do próprio MEC, este momento do remanejamento será realizado no Sistema PDDE Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br. Nesse informe não há prazo definido para o encerramento do REMANEJAMENTO, mas solicitamos que todas as escolas entrem no PDDE Interativo e preencham o diagnóstico o quanto antes, porque a próxima etapa será a solicitação de Reserva Técnica, prevista para ocorrer ainda no mês de março/2017.

Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema ou tenha ocorrido algum problema com a senha, deverá entrar em contato com a supervisora Ione, responsável pelos Programas MEC , para solicitar os ajustes (somente para questões de acesso ao sistema).

O FNDE/MEC enviou a todas as escolas o Informe nº 17/2017 do FNDE/MEC, com as orientações sobre o remanejamento de livros do PNLD (baixe aqui o documento).

 

Livros disponíveis para remanejamento regional
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
DISCIPLINAS 1º ANO  2º ANO  3º ANO  4º ANO 5º ANO ESCOLA
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA -  (PORTA ABERTA)  -  - 3  -  - Demósthenes Marques
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO -   PORTA ABERTA  -  - 5  -  - Demósthenes Marques
CIÊNCIAS HUMANAS E NATUREZA - PORTA ABERTA 39 15 9  -  - Demósthenes Marques
MANUAL DO PROFESSOR CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 0 1 0  -  - Demósthenes Marques
A Escola é nossa - matemática  -  -  - 40  - Mildre Alvares Biaggi
A Escola é nossa - matemática  -  -  -  - 20 Mildre Alvares Biaggi
A conquista da matemática 28  -  -  -  - Mildre Alvares Biaggi
Apis - geografia  -  -  - 25  - Mildre Alvares Biaggi
Apis - português  -  -  - 40  - Mildre Alvares Biaggi
Apis artes  -  -  - 100  - Mildre Alvares Biaggi
Apis português - 5º ano  -  -  -  - 20 Mildre Alvares Biaggi
Pequenos exploradores ciências  -  -  - 40  - Mildre Alvares Biaggi
Pequenos exploradores ciências  -  -  -  - 10 Mildre Alvares Biaggi
Ensino Fundamental - Anos Finais
DISCIPLINAS 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO  - ESCOLA
PROJETO ARARIBÁ – CIÊNCIAS 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO MOSAICO – HISTÓRIA 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO MOSAICO – GEOGRAFIA 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PORTUGUÊS: LINGUAGENS – LÍNGUA PORTUGUESA 30 05  -  -  - Oscar Thompson
WAY TO ENGLISH FOR BRAZILIAN LEARNERS – INGLÊS 30 05  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO MOSAICO – ARTE 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO TELÁRIS MATEMÁTICA 30 30  -  -  - Oscar Thompson

 

PNBE e Ambiente/Sala de Leitura

As escolas estaduais estão recebendo um acervo, com 45 livros, que compõem o PNBE Temático distribuído pelo FNDE - Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/MEC, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE.

Os títulos abrangem nove temas que contemplam as especificidades de populações que compõem a sociedade brasileira: indígena, quilombola, campo, educação de jovens e adultos, direitos humanos, sustentabilidade socioambiental, educação especial, relações étnico-raciais e juventude. São obras de referência, elaboradas com base no reconhecimento e na valorização da diversidade humana, voltadas para estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Essas obras devem ser integradas ao acervo da Ambiente/Sala de Leitura, em cada escola.

As escolas que declararam matrícula de alunos cegos no Censo Escolar estão recebendo, além dos livros impressos, também o acervo em formato digital acessível MecDaisy, ferramenta tecnológica que permite a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, além de apresentar facilidade de navegação pelo texto, de reprodução de trechos selecionados, de recuo e avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.

 
Eventuais dúvidas falar com Wagner (55912065).
 

Alerta sobre o Recolhimento de Livros Didáticos do PNLD

A Coordenadoria de Gestão de Educação Básica informa que tanto o governo estadual como o federal, por meio de seus órgãos centrais e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, respectivamente, não recolhem livros didáticos existentes nas escolas, mesmo os com   prazos de validade expirados. Portanto, não há autorização para que empresas ou quaisquer instituições recolham livros nas unidades escolares.

Esclarecemos que esta Secretaria e o MEC estão recebendo informações de que há pessoas utilizando o nome das Secretarias de Educação e do FNDE para o recolhimento desses materiais nas escolas.

 Enfatizamos que os procedimentos a serem adotados para o desfazimento de livros didáticos do PNLD ou outros materiais didáticos e/ou de apoio (revistas, catálogos, fascículos, atlas, etc.) devem ser os descritos na Resolução SE 83, de 17/12/2013.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!