Recolhimento de Livros Didáticos Reutilizáveis do PNLD post 23/ nov

Uma vez que o ano de 2016 se aproxima de seu findar, solicitamos a todas as escolas jurisdicionadas à DE Centro Sul que deem início às ações referentes ao recolhimento dos livros didáticos reutilizáveis, dos PNLD 2015 e 2016, respectivamente Ensino Médio e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que esses livros serão utilizados pelos alunos matriculados no ano letivo de 2017.

Para maior facilidade nessa operação, sugerimos aos professores das disciplinas e anos abaixo, que realizem atividades em sala de aula com o uso do livro didático e, ao término, efetuem o devido recolhimento (Neste momento é interessante que, nas listas de entrega assinadas no início do ano, sejam anotados os livros devolvidos):

·         Ensino Médio: 1a à 3a série - disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física e Química.

·         Ensino Fundamental Anos Iniciais: 4o e 5o ano - disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Livro Regional e Ciências Humanas e da Natureza (Coleção Integrada de História, Geografia e Ciências).

Cada escola deve separar, contar e arrumar esses livros em pilhas por disciplina, título e ano. Em seguida, armazenar em local adequado, juntamente com os livros novos que estão chegando (reposição do MEC), para a devida distribuição na primeira semana de aula de 2017.

Os livros, que deixamos de citar acima, são os consumíveis, sem necessidade de devolução, visto que a posse é do aluno e ele pode escrever nas lacunas disponíveis.

Quanto aos livros do PNLD 2014, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental, cada escola deverá efetuar o desfazimento total, conforme dispõe a Resolução no 83/2013 e Lei Estadual no 14.470/2011, já que todos os alunos desse segmento receberão livros novos de todas as disciplinas, em 2017.

Contando sempre com o habitual empenho de todos os gestores, solicitamos máxima atenção quanto aos procedimentos ora apontados, uma vez que o não desenvolvimento das ações cabíveis podem ser considerados como mal uso de recursos públicos pelo Governo Federal, gestor geral do PNLD.

Em caso de dúvidas entrar em contato com o PCNP Wagner, responsável pelos Programas dos Livros.

PNLD - 2017 post 10/ nov

Nossas escolas já estão recebendo os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, para o ano letivo de 2017. Esses livros são distribuídos pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, por meio da ECT/Correios.

As escolas, conforme seu segmento, estão recebendo algumas das opções abaixo, escolhidas pela equipe escolar:

1 - Distribuição integral de livros novos, de todos os componentes curriculares dos Anos Finais do Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano;

2 - Reposição integral de livros consumíveis de Alfabetização Matemática, Letramento e Alfabetização, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira; e

3 - Reposição e complementação parcial de livros didáticos reutilizáveis para 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental e 1o à 3o série do Ensino Médio.

O envio dos livros às escolas iniciou-se em outubro de 2016 e se estenderá até janeiro de 2017. As entregas são parceladas e o quantitativo de cada unidade escolar está disponível para conferência, em www.fnde.gov.br > Consultas ONLINE > Distribuição de livros. Após essa conferência, os livros devem ser guardados em local apropriado até a sua distribuição final aos alunos e professores no início do ano letivo de 2017, ou até seu remanejamento no caso de sobras de livros. Não há necessidade de realizar a “baixa” dos livros recebidos.

Solicitamos a habitual agilidade, cuidados para o recebimento e acondicionamento dos livros!

 

PNLD - 2017 Complemento post 05/ ago

 

Complementando as mensagens enviadas anteriormente e em especial a do Comunicado 199/2016, do dia 03/08/2016 (todas disponíveis na página do PNLD da área pedagógica do site da Diretoria de Ensino), informamos que:

·         A partir deste ano, a escolha dos livros didáticos destinados aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais também passa a contemplar a disciplina de Arte (que por sua vez contempla as quatro linguagens da disciplina);

·         Todos os livros são reutilizáveis, à exceção do de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, que é consumível;

·         O processo de escolha envolve a gestão e o corpo docente, e deve ter como preocupação elementar a proximidade com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e a realidade da escola;

·         A escola DEVE registrar que não deseja receber livros de LEM– Espanhol nas duas opções, já que a disciplina não consta da grade curricular do Estado de São Paulo (exceto os CEL);

·         Caso o corpo docente opte em não receber livro de alguma das disciplinas deve registrar no sistema, mas deve se lembrar de que isto implica em não receber mais livros desta disciplina por todo o triênio (2017/18/19);

·         Os livros da 1ª opção e da 2ª opção devem ser de editoras diferentes necessariamente. Caso a escola opte em não receber livro diferente na 2ª opção deve ter ciência que caso não ocorra a negociação entre o MEC e a editora, não receberá livro daquela disciplina nos três anos do triênio 2017/18/19;

·         Recomenda-se a leitura atenta das telas do sistema de registro, inclusive o termo de compromisso, pois pode ocorrer o bloqueio do sistema. Recomendamos também o uso dos navegadores Mozilla Fire Fox e Google Chrome;

·         Ao ser solicitado, durante o ato do registro, deve ser indicado que a escola dispõe de TODAS as séries/anos do Ensino Fundamental – Anos Finais (exceto se a escola não contar com alguma das séries/ano, obviamente);

·         Antes de finalizar o registro da escolha, recomenda-se que a escola confira as informações clicando em “Alterar” e anexe a Ata da reunião de escolha pelos professores, digitalizada, ao sistema. Quando tudo estiver devidamente registrado, aí sim, clicar em finalizar! A partir deste momento nada mais poderá ser alterado!

Importante notar que todo o processo de escolha ressalta a autonomia da escola, o envolvimento da comunidade escolar e ainda a existência de limites e responsabilidades de cada um dos envolvidos.

Aproveitamos para lembrar ainda que o prazo final para o registro da escolha é 12/08/2016 e que as escolas que atendem ao EFAI e ao EM receberão 3% dos livros que já escolheram nos anos anteriores como reposição, assim como 100% dos livros consumíveis que já foram utilizados.

Informamos também que eventuais suspeitas de fraudes devem ser comunicados ao FNDE através do e-mail livrodidatico@fnde.gov.br no qual deverá estar anexado ofício digitalizado relatando o motivo da suspeita, até a data de 09/08/2016.

Eventuais dúvidas quanto aos procedimentos de escolha entrar em contato com Wagner, telefone 55912065 ou e-mail dectsnpe@educacao.sp.gov.br. Caso a escola esteja com problemas de senha ou acesso, falar com a Supervisora Kátia (dects@educacao.sp.gov.brou kathkosmack7@gmail.com), caso tenha algum problema de erro no sistema, entrar em contato com MEC pelo telefone 0800616161.

 

 

PNLD – 2017 Período de escolha e digitação dos livros didáticos post 03/ago

 

Como já é sabido, o período de escolha e digitação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017 Anos Finais irá até 12 de agosto de 2016. Esses livros didáticos destinam-se a alunos e professores do Ensino Fundamental - Anos Finais.

 Os professores devem pesquisar no "Guia de Livros Didáticos PNLD 2017 - Anos Finais do Ensino Fundamental " as coleções que irão escolher para uso no próximo triênio - 2017 a 2019. A versão digital do Guia, bem como o "Compromissos da Escola", "Ata da Escolha", "Normas de Conduta" e demais orientações estão disponíveis em http://www.fnde.gov.br/programas/livro- didatico/guias-do-pnld/escolha-pnld-2017.
 A escolha será realizada no Sistema PDDE Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br. Caso a escola esteja com problemas quanto ao sistema, deverá entrar em contato com a supervisora Kátia na Diretoria de Ensino – DE (dects@educacao.sp.gov.br ou kathkosmack7@gmail.com), responsável pelos Programas MEC.

A escolha deverá ser realizada com base no currículo Oficial do Estado de São Paulo, no projeto político-pedagógico da escola e na realidade de seus alunos. Solicitamos que os diretores e professores não se decidam sobre a escolha sem consultar o citado Guia, para terem conhecimento de todas as coleções aprovadas pelo MEC.

 Lembramos a todos os gestores de escolas que atendem aos Anos Finais do Ensino Fundamental, foco desta ação em 2017, que a CGEB/CEFAF - Programa de Livros realizará uma Videoconferência no dia 03 de agosto, das 15h30 às 17h30 horas, que deverá ser acompanhada nas escolas, por streaming, em www.rededosaber.sp.gov.br.

 Aproveitamos ainda para informar mais uma vez, como em todos os anos a escolha segue alguns pontos básicos:

 

·         a escolha dos professores deverá ser feita em conjunto;

·         a mesma importância deverá ser dada a escolha da primeira e da segunda opção, de editoras diferentes;

·         a escolha deverá ser registrada em ATA;

·         Cópia do pedido fechado no site do MEC/PDEinterativo), deverá ser afixada em local de fácil acesso à toda a comunidade escolar, conferindo a devida transparência a todo o processo.

 

 Em caso de dúvidas entrar em contato com Wagner, Responsável pelos Programas dos Livros. No Núcleo Pedagógico (55912065)
 
 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!