Reserva Técnica do PNLD - 2017

A reserva técnica de livros didáticos do PNLD – Programa Nacional do Livro Didático destina-se a ajustar a quantidade real de alunos e a quantidade de livros necessários em cada escola, quando o remanejamento de livros não for suficiente. O sistema para solicitação de Reserva Técnica está disponível no PDDE Interativo. As escolas deverão acessar o pdeinterativo.mec.gov.br e realizar o seu diagnóstico. Em seguida, o sistema mostrará o saldo de livros da escola. Se houver falta de livros e não tiver possibilidade de realizar o remanejamento, a unidade escolar poderá solicitar os livros da reserva técnica. A equipe da CGEB - Programas de Livros fará a análise e a validação dos pedidos das escolas, realizando os ajustes necessários após consulta às respectivas Diretorias de Ensino de jurisdição da(s) escola(s) em questão. Informamos que nem todos os livros do PNLD 2017 foram entregues, principalmente os da Editora IBEP, segundo o Informe nº 18/2017-COARE/FNDE, de fevereiro/2017. Assim sendo, recomendamos que, antes de solicitar reserva técnica ou remanejamentos é importante verificar se todas as encomendas destinadas à escola foram recebidas. O FNDE fará a coleta dos pedidos validados em três datas distintas: 31/03, 17/04 e 02/05, para encaminhá-los à ECT/Correios, que fará as entregas diretamente nas escolas solicitantes. Informação importante: cada escola será atendida apenas uma vez, para evitar a duplicação de pedidos e o desperdício de recursos públicos. O FNDE/MEC publicou mais um Passo a Passo, complementando o anterior, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos e para solicitação da Reserva Técnica” (clique aqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.

Orientações para o Remanejamento de Livros Didáticos do PNLD 2017

Em complementação as informações já divulgadas anteriormente e publicadas na área pedagógica do site da DE, informamos que o FNDE/MEC publicou um passo a passo do Sistema de Remanejamento, intitulado “Manual - Instruções para realização do Remanejamento dos Livros Didáticos” (clique aqui para visualizá-lo), a fim de auxiliar as Escolas no preenchimento do diagnóstico, na realização do remanejamento dos livros didáticos e na solicitação da Reserva Técnica.

Assim, o gestor da escola, utilizando o PDDE interativo, poderá especificar a quantidade de alunos e professores e a quantidade de livros do aluno e manuais do professor existentes na escola. A partir desse diagnóstico e dos outros diagnósticos realizados pelas demais escolas, o sistema verifica automaticamente qual a unidade de ensino que possui os livros didáticos em excesso, para que as escolas que precisam do mesmo livro possam solicitar o remanejamento. O Sistema de Remanejamento indicará a unidade que possui a obra em excesso e o quantitativo disponível.

Após o diagnóstico da escola, o gestor poderá realizar o remanejamento ou utilizar a reserva técnica, caso não haja a possibilidade de realizar o remanejamento, ou, o remanejamento não seja suficiente para suprir o quantitativo de livros didáticos faltosos. O link para solicitação da reserva técnica estará disponível em meados de março, segundo o FNDE/MEC.

Desta forma, ressaltamos: é imprescindível para todas as escolas que acessem o sistema PDDE Interativo para preencher o Diagnóstico da Escola, uma vez que deste preenchimento é que serão resolvidos eventuais problemas de livros didáticos.

 

 

PNLD – 2017 – Remanejamento e Reserva Técnica

Após coleta de dados referentes a livros ociosos em nossas escolas, enviamos planilha com o referido material, para que as escolas possam realizar o Remanejamento regional, bastando para isso consultar a planilha, entrar em contato com as escolas que estão em posse dos livros e efetuar o remanejamento (sempre através de ofício entre as escolas envolvidas, onde devem constar origem e destino dos livros, título, ano/série e quantidades).

Lembramos ainda que estamos no momento de efetivação do Remanejamento de livros através do próprio MEC, este momento do remanejamento será realizado no Sistema PDDE Interativo, em pdeinterativo.mec.gov.br. Nesse informe não há prazo definido para o encerramento do REMANEJAMENTO, mas solicitamos que todas as escolas entrem no PDDE Interativo e preencham o diagnóstico o quanto antes, porque a próxima etapa será a solicitação de Reserva Técnica, prevista para ocorrer ainda no mês de março/2017.

Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema ou tenha ocorrido algum problema com a senha, deverá entrar em contato com a supervisora Ione, responsável pelos Programas MEC , para solicitar os ajustes (somente para questões de acesso ao sistema).

O FNDE/MEC enviou a todas as escolas o Informe nº 17/2017 do FNDE/MEC, com as orientações sobre o remanejamento de livros do PNLD (baixe aqui o documento).

 

Livros disponíveis para remanejamento regional
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
DISCIPLINAS 1º ANO  2º ANO  3º ANO  4º ANO 5º ANO ESCOLA
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA -  (PORTA ABERTA)  -  - 3  -  - Demósthenes Marques
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO -   PORTA ABERTA  -  - 5  -  - Demósthenes Marques
CIÊNCIAS HUMANAS E NATUREZA - PORTA ABERTA 39 15 9  -  - Demósthenes Marques
MANUAL DO PROFESSOR CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA 0 1 0  -  - Demósthenes Marques
A Escola é nossa - matemática  -  -  - 40  - Mildre Alvares Biaggi
A Escola é nossa - matemática  -  -  -  - 20 Mildre Alvares Biaggi
A conquista da matemática 28  -  -  -  - Mildre Alvares Biaggi
Apis - geografia  -  -  - 25  - Mildre Alvares Biaggi
Apis - português  -  -  - 40  - Mildre Alvares Biaggi
Apis artes  -  -  - 100  - Mildre Alvares Biaggi
Apis português - 5º ano  -  -  -  - 20 Mildre Alvares Biaggi
Pequenos exploradores ciências  -  -  - 40  - Mildre Alvares Biaggi
Pequenos exploradores ciências  -  -  -  - 10 Mildre Alvares Biaggi
Ensino Fundamental - Anos Finais
DISCIPLINAS 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO  - ESCOLA
PROJETO ARARIBÁ – CIÊNCIAS 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO MOSAICO – HISTÓRIA 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO MOSAICO – GEOGRAFIA 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PORTUGUÊS: LINGUAGENS – LÍNGUA PORTUGUESA 30 05  -  -  - Oscar Thompson
WAY TO ENGLISH FOR BRAZILIAN LEARNERS – INGLÊS 30 05  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO MOSAICO – ARTE 30 30  -  -  - Oscar Thompson
PROJETO TELÁRIS MATEMÁTICA 30 30  -  -  - Oscar Thompson

 

PNLD - 2017 post 13/12/2016

A equipe central  o livro didático solicita o apoio das escolas para que os livros do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático sejam entregues sem recusas por falta de pessoal nas escolas, em período de festas ou férias.

As escolas podem agendar o dia e o horário das entregas com o Coordenador dos Correios de cada região, em nosso caso o Sr. ED CARLOS MOTA DOS SANTOS, telefone 5924-7297e e-mail edcarlossantos@correios.com.br.

Assim sendo, solicitamos que as escolas verifiquem os livros que ainda não foram entregues, (uma vez  que os livros já estão sendo entregues às escolas desde outubro de 2016 e se a entrega  se estenderá até janeiro de 2017). Como já informado, as entregas são parceladas e o quantitativo de cada unidade escolar está disponível para conferência, em www.fnde.gov.br > Consultas ONLINE > Distribuição de livros, conforme orientação já comunicada e também disponível na área pedagógica do site da DE.

Obs. Planilha completa com os dados de todo o estado foi enviada em comunicado do dia 13/12/2012

 

 

PNBE e Ambiente/Sala de Leitura

As escolas estaduais estão recebendo um acervo, com 45 livros, que compõem o PNBE Temático distribuído pelo FNDE - Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação/MEC, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE.

Os títulos abrangem nove temas que contemplam as especificidades de populações que compõem a sociedade brasileira: indígena, quilombola, campo, educação de jovens e adultos, direitos humanos, sustentabilidade socioambiental, educação especial, relações étnico-raciais e juventude. São obras de referência, elaboradas com base no reconhecimento e na valorização da diversidade humana, voltadas para estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Essas obras devem ser integradas ao acervo da Ambiente/Sala de Leitura, em cada escola.

As escolas que declararam matrícula de alunos cegos no Censo Escolar estão recebendo, além dos livros impressos, também o acervo em formato digital acessível MecDaisy, ferramenta tecnológica que permite a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, além de apresentar facilidade de navegação pelo texto, de reprodução de trechos selecionados, de recuo e avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos.

 
Eventuais dúvidas falar com Wagner (55912065).
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!