Casa de Makers

A Casa de Makers é um espaço para desenvolver  projetos utilizando a computação física, programação e materiais recicláveis, um ambiente que proporciona a criatividade e a “mão na massa”. Sua principal proposta é que as pessoas sejam “resolvedoras” de problemas e que elas mesmas possam construir os seus objetos.

E no dia 25 de novembro, das 9:00 às 16:30 horas, acontecerá sua reinauguração, pois está de casa nova: na Rua Harmonia, 908, Sumarezinho, São Paulo!

Acontecerão oficinas de impressão 3D, arduino com recicláveis, microduino, circuitos elétricos (bloco mais) e beta kit na construção de uma máquina de rube Goldberg.

 

Oficinas das 11 as 12:30 - modelagem 3D, recicláveis e arduino, e circuitos elétricos com bloco mais.

Oficinas das 14:00 as 15:30 - beta kit (máquina de tube Goldberg), espectroscopia e microduino.

 

Não perca, as atividades serão gratuitas!!! As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@casademakers.com.

Divulgação do 15º Encontro USP-Escola

Estão abertas as inscrições para os cursos do 15º Encontro USP-ESCOLA. As atividades serão realizadas de 15 a 19 de janeiro de 2018, das 8h às 17h30, com a oferta de cursos gratuitos para professores das diversas áreas do conhecimento. Informações detalhadas sobre as propostas formativas e inscrições (até 21/11/2017) estão disponíveis no link: http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/node/442/. Notificamos que a participação dos professores interessados é por adesão e que as despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes. Em caso de dúvidas sobre os cursos, entre em contato com a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP) pelo e-mail ccex@if.usp.br ou telefones (11)3091-6681 e (11)3091-6682 (tratar com Malu Tippi). 

Curso de Neurociências para Formação de Professores e Alunos + IV Olimpíada de Neurociências de SP

Com objetivo de motivar jovens a aprenderem mais sobre a neurociência, será promovido o Curso de Formação em Neurociências para professores e alunos (de 14 a 19 anos), nos dias 26 e 27 de janeiro de 2018, em São Paulo (SP). Essa formação é uma etapa preparatória para a IV Olimpíada de Neurociências de São Paulo (“Brain Bee SP”), que será realizada no dia 17 de março de 2018, também em São Paulo (SP). Informações e inscrições (até dia 08/12/2017) estão disponíveis no link: https://brainbee.einstein.br. Notificamos que os eventos são gratuitos, que a participação é por adesão dos professores e dos alunos interessados e que as despesas com deslocamento são de responsabilidade dos participantes. Em caso de dúvida sobre os eventos, entrar em contato com Prof. Dr. Guilherme Brockington (Unifesp) ensinodefisica@gmail.com / brainbee@einstein.br ou Dr. Sérgio Gomes da Silva (Hospital Albert Einstein) sergio.gomes@einstein.br 

Concurso Cultural Minha Escola é o Canal: O Patrono da Minha Escola

O concurso cultural “Minha Escola é o Canal – Youtuber Escola SP” quer conhecer mais sobre a vida das personalidades homenageadas nas unidades escolares e reconhecer quem são os youtubers da rede. As inscrições vão até 25 de novembro e os candidatos devem produzir um vídeo sobre a vida dos patronos.

Os estudantes podem explorar a vida do patrono com narrativas sobre quem são, onde viveram e porque influenciaram a sociedade, obedecendo à linguagem youtuber. Os 20 semifinalistas serão eleitos pelo júri popular e os três finalistas de cada categoria serão selecionados pela Comissão Julgadora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Podem participar grupos de até 5 alunos, matriculados nos ensinos FundamentalMédio e Escola Militar, orientados por um educador. O vídeo produzido deve ter, no máximo, 5 minutos e as imagens podem ser captadas pelo celular ou câmeras digitais. O vídeo deve ser postado em um canal do Youtube e o link enviado junto com a ficha de inscrição disponível no site do Prêmio -http://minhaescolaeocanal.com/index.php/inscricoes/

Os vencedores serão anunciados no site do Prêmio e deverão comparecer à Cerimônia de Premiação que ocorrerá na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em data ainda a ser divulgada.

O Prêmio é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Instituto dos Advogados de São Paulo, Escola da Policia Militar do Estado de São Paulo, Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, e o Programa Questão de Justiça.

Em caso de dúvidas entrar em contato com a PCNP Lucila no Núcleo Pedagógico – F. 5591-2066.

Programa de Capacitação Pró-Profissão – Instituto PROA

Divulgação de curso para os jovens da Rede Pública para 2018.

O Instituto ProA, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), e com o apoio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato de Costa Souza” (EFAP), apresenta a abertura da nova turma do Programa de Capacitação Pró-Profissão, que será realizado em 2018.

O programa foi criado para os jovens do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, e tem como objetivo oferecer o auxílio essencial para que eles se desenvolvam no mercado de trabalho.

O curso é totalmente gratuito e inclui vale transporte, uniforme e material didático.

Público Alvo: Serão selecionados jovens que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou que o tenham concluído em escola pública a partir de 2016.

Período: Durante seis meses, contarão com uma formação intensiva formulada nestes quatro eixos fundamentais: aprendizado técnico (com certificado do SENAC), repertório cultural, desenvolvimento das capacidades comportamentais e preparação efetiva, sendo estas duas últimas voltadas ao mercado de trabalho.

Inscrições: As inscrições já estão abertas e deverão ser realizadas até o dia 30 de novembro de 2017 por meio do site www.proa.org.br do Instituto ProA.

Requisitos para se inscrição: Os jovens deverão ter idade entre 16 a 20 anos, estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de ensino ou ter concluído o curso a partir de 2016 (com tanto que não estejam cursando faculdade), além de terem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa na família.

Atenção! O processo seletivo será encerrado em 30 de novembro; por isso, é importante que a divulgação seja feita o quanto antes.

Para mais informações, acessem o site www.proa.org.br. 

Projeto mediação e Linguagem

 

Parabenizamos as unidades escolares, os Professores Língua Portuguesa EFAF e EM pela participação no Projeto Mediação e Linguagem. Este tem como objetivo incentivar a leitura dos textos literários e a transposição para a linguagem audiovisual por meio da adaptação de obras literárias em radionovelas/ podcasts e curta-animação/ vídeos, utilizando recursos tecnológicos. Veja os trabalhos desenvolvidos na Diretoria de Ensino Centro Sul este ano, acessando os links abaixo:

 

E. E Fabiano Lozano:

Radionovela/ Podcast

Clique aqui

 

E. E José M. Whitaker

 Radionovela/ Podcast

Clique aqui

 

E. E Lasar Segall

Curtas de animação

Clique aqui

Radionovela/ Podcast

Clique aqui

 

E. E MMDC

Curtas de animação

Clique aqui

Radionovela/ Podcast

Clique aqui

 

E. E Olga Benatti

Curtas de animação

Clique aqui

Radionovela/ Podcast

Clique aqui

 

O grupo XII de Diretorias de Ensino selecionou o curta-animação:O aviador – adaptação da obra: O Pequeno Príncipe- E.E MMDC para representá-lo durante a Videoconferência com a equipe de Língua Portuguesa e Gilberto Caron (Coordenador TV Escola) nos dias 17 e 18/10durante a IV Mostra Virtual de Curtas e Podcast das 9h às 12h30, na Rede do Saber. Serão momentos especiais para os professores e alunos compartilharem os filmes/animações e os podcasts produzidos a partir da leitura de uma obra literária.

 Vejam também, os trabalhos realizados pelas escolas da  Rede, acessando o Blog do Projeto Mediação e Linguagem

http://mediacaoelinguagem.wixsite.com/mediacaoelinguagem

 

Sondagem Produção Textual- Transição 6º ano

 

As sondagens são instrumentos de reflexão sobre o processo de ensino e o de aprendizagem, solicitadas bimestralmente pela equipe de PCNP responsáveis pela Transição 6º ano. Estas subsidiam o acompanhamento e o planejamento de ações pedagógicas, o mapeamento da sala, organização de agrupamentos produtivos para o avanço da aprendizagem dos alunos. Permitem fazer um levantamento do que os alunos já sabem e identificar o que precisam aprender. Relembramos que a cada sondagem solicitamos o envio da Planilha de Análise da Produção Textual e Ficha de Acompanhamento Pedagógico (devem ser preenchidas pelo professor Língua Portuguesa e Professor Coordenador) por  turma envolvida.

Equipe Transição 6º anos, e-mail: dectsnpe@educacao.sp.gov.br. 

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Os professores que frequentaram o Curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2013 podem acessar o site www.leetra.ufscar.br/cakephp/pages/document e imprimir seu certificado. Basta clicar na impressão de documentos - certificados Pacto Nacional pela Idade Certa (PNAIC) 2013 e colocar o CPF sem ponto e sem hífen. Lembramos que alunos que tiveram excesso de faltas não terão direito ao certificado.

Certificados disponíveis

Veja aqui a relação de certificados que se encontram no Núcleo Pedagógico:

Cursos 

Cursos Redefor

Cozinheiros da Educação

Olá professores, já está em ação o Projeto "Cozinheiros da Educação"; o objetivo é oferecer comida de qualidade e com muito sabor aos alunos das escolas estaduais paulistas. Por isso, a Educação reforçou o uso dos produtos in natura no cardápio e convidou chefs para desenvolverem receitas, com mais fibras, menos sódio e mais saudáveis.

Para saber mais ações que sua escola pode realizar acesse: http://www.educacao.sp.gov.br/alimentacao-escolar

E boas refeições!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!