Projeto Mediação e Linguagem 2017

Estão abertas as inscrições para o projeto Mediação e Linguagem 2017, que oferece aos professores de Língua Portuguesa e, também, àqueles que trabalham nas Salas de Leitura, materiais de apoio ao Currículo, para favorecer o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, com atividades diferenciadas e significativas. Para efetivar sua inscrição, e envie seus dados (nome, RG, telefone) para o email dectsnpe@educacao.sp.gov.br

Em 2016 professores e alunos da E.E MMDC participaram da 3ª Mostra Virtual SEE-SP, para assistir a radionovela A Captura do Saci, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=yc_4_JkKW3o

Veja também:

Blog Mediação e Linguagem. Estão disponíveis  os trabalhos realizados pela Rede, em:  http://mediacaoelinguagem.wixsite.com/mediacaoelinguagem/2015-radionovela

Portal Intranet. Neste estão disponíveis materiais e as videoconferências em:

https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/CGEB/mediacaoelinguagem/Forms/AllItems.aspx

Programa Sala de Leitura 2017

A formação continuada do Professor da Sala de Leitura, assim como o acompanhamento das ações pedagógicas referentes ao ambiente Sala de Leitura que deverão ser promovidas pelo Professor Coordenador da unidade escolar.  Para tanto, seguem videoaulas e materiais didáticos com vista a subsidiar a implementação e o desenvolvimento do Programa e suas etapas, tais como:

1.Videoaula: Apresentação dos fundamentos e propostas pedagógicas do Programa Sala de Leitura. Acesse o link: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/SALA_DE_LEITURA_24_03_2017_BL_01.mp4

2. Videoaula: Apresentação das duas propostas pedagógicas e da primeira ação de implementação do Programa Sala de Leitura (Mobilização da Comunidade Escolar). Acesse o link:http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/SALA_DE_LEITURA_24_03_2017_BL_02.mp4

3. Videoaula: Apresentação da Sistemática de Acompanhamento, via Caderno do Gestor Link da videoaula. Acesse o link:http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/videos/aprovacao_2017/SALA_DE_LEITURA_24_03_2017_BL_03.MP4

4. Programa Sala de Leitura - Caderno do Professor ;

5. Desafio de leitura - Caderno do Aluno ;

6. Caderno do Gestor- Professor Coordenador ;  

PCNP Língua Portuguesa Daniele Pereira. Telefone para contato: 5591-2139.

 

 

Patrono da Escola

Neste momento em que estamos trabalhando projetos que buscam identificar e sanar problemas em nossas escolas, a falta de comprometimento e o sentimento de não pertencimento mostram-se presentes (muito comumente).

Uma forma de resolução do problema é o estudo e o conhecimento da história de nossas escolas e de sua inserção na comunidade a qual pertence.

Simultaneamente a Secretaria de Educação, através do Centro de Memória e Arquivo Histórico do CRE Mário Covas lança o projeto “O Patrono da Escola”. Este projeto tem por finalidade, exatamente, conhecer de forma mais aprofundada o patrono de nossas escolas e a história da própria unidade. Desta forma é bastante interessante que ao pensar a resolução de problemas que tenham como causa o desinteresse de alunos, as escolas percebam que conhecer a história do patrono e da unidade escolar pode auxiliar bastante neste percurso.

Tendo isso em mente e ainda os fatos de que a sociedade contemporânea tende a incorporar o novo sem refletir sobre o passado, mas que esquecer o passado coloca em risco nossa própria identidade, afinal, quem somos nós sem tudo o que fomos um dia, divulgamos o projeto “O Patrono da Escola” que visa recuperar a história dos homens e mulheres que dão nome à nossas escolas e, por conseguinte da própria escola e, assim de todos aqueles que lá estudam e estudaram!

Para saber mais acesse o site do Centro de Referência em Educação Mário Covas http://www.crmariocovas.sp.gov.br , link “Memória Escolar, Educação e Patrimônio” e em seguida > “História da Escola” > “História do Patrono – Orientações Técnicas”.

Caso sua escola perceba a importância do tema e pretenda desenvolver ações dentro deste assunto, solicitamos que informe através do formulário on-line (bastante rápido e simples) clicando aqui, para que, havendo necessidade possamos auxiliar em sua implantação.

 

Wagner N. Santos

PCNP – História

Programa Jovem Senador

Informamos que o Concurso de Redação do Senado Federal - Jovem Senador 2017,destinado aos alunos do Ensino Médio está com inscrições abertas. Para participar  a unidade escolar deve promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. Posteriormente, deve enviar  a Ficha de Inscrição (anexo), com cópia do RG e CPF do aluno e do Professor Orientador e Folha de Redação (anexo) original do texto selecionado para o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, no período de 01 de junho até 18 de agosto de 2017.  A DE selecionará  01 (uma) redação e enviará para coordenação Estadual. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, com todas as despesas custeadas, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Além disso, outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

Para mais informações, acesse o site do Programa Jovem Senador 2017: http://www12.senado.leg.br/jovemsenador e leia o Regulamento (anexo).

PCNP Língua Portuguesa: Daniele Pereira, contato: 5591-2139.

Programa Jovens Embaixadores 2017

Alunos dos Ensino Médio das nossas escolas: Informamos que a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil lançou na quinta-feira, dia 19 de maio  a décima quinta edição do programa Jovens Embaixadores . São 15 anos promovendo, em parceria com instituições, entre elas a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, esse importante intercâmbio para jovens de destaque na rede pública de ensino! Solicitamos ampla divulgação entre seus alunos, para tanto encaminhamos o cronograma do programa em anexo e informamos que realizaremos uma videoconferência dia 01/06/2016, das 9h às 10h30min.
Qualquer dúvida ou informações entrar em contato com a PCNP Fernanda através do telefone 5591 2143.

Concurso de Redação do Hospital do Câncer de Barretos 2017

O Concurso de Redação do Hospital do Câncer de Barretos 2017, destinado aos alunos do 9°ano Ensino Fundamental Anos Finais está com o período de produção das redações em andamento desde o dia 24/04 e terminará no dia 16/06. Com o tema “Tabagismo: Qual a verdade sobre o câncer por trás da fumaça”. O concurso tem como objetivo difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos na investigação científica para que no futuro, estes possam gerar conhecimento e inovações que beneficiem toda a sociedade.

 Os ganhadores serão premiados:

1º Colocado: ganhará um notebook, assim como o seu professor orientador;

2º ao 5º Colocado: 1 tablet;

05 Finalistas: ganharão estágio no Hospital de Câncer de Barretos;

 As unidades escolares participantes do concurso devem entregar as produções textuais realizadas pelos alunos em folha de resposta individual até o dia 27/06 pessoalmente no Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Centro Sul.

 Para conhecer o concurso e acessar as orientações assistam as videoaulas através dos links abaixo:

Bloco 1 

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_01.wmv

Bloco 2 

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_02.wmv

Bloco 3 

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/CONCURSO_REDACAO_24_04_2017_BL_03.wmv

Para acessar é necessário copiar o link e colar no navegador "Internet Explorer".

 Para maiores informações acesse o site:https://www.hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacao-nec

Mostra Produção Textual 2017

As inscrições para a 1ª Edição – Mostra de Produção Textual -Grêmios em Ação-DE Centro Sul estão abertas a partir 12/04 até 12/05/2017, destinada aos alunos 5º anos Ensino Fundamental Anos Iniciais; Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio com vistas a fortalecer e integrar a comunidade escolar, em especial o aluno, nas ações pedagógicas da unidade escolar. As produções textuais deverão abordar a temática “O lugar onde vivo e aprendo a exercer a minha cidadania” e respeitar o gênero textual proposto para cada série e ano da educação básica conforme consta no regulamento (anexo). O concurso será constituído por sete etapas: 1ª Inscrição; 2ª Oficinas de produção textual; 3ª Comissão Julgadora escolar; 4ª Envio dos textos selecionados para DE; 5ª Comissão Julgadora DE; 6ª Resultados e 7ª Certificação.

Participe!!! Faça já sua inscrição Clique aqui!

 

 

A Hora do ENEM

O MEC/INEP implantou uma ferramenta online chamada “A Hora do ENEM”, que traz  videoaulas, planos de estudo, exercícios e simulados, com o objetivo de preparar os alunos que têm interesse em fazer o exame. O primeiro simulado será no dia 30 de abril e o prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (15). Além deste, haverá novos simulados em 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada, e nos dias 08 e 09 de outubro, com 180 questões.

Para conhecer todos os recursos da plataforma “A Hora do ENEM”, acessar o site:  http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/conheca.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Os professores que frequentaram o Curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2013 podem acessar o site www.leetra.ufscar.br/cakephp/pages/document e imprimir seu certificado. Basta clicar na impressão de documentos - certificados Pacto Nacional pela Idade Certa (PNAIC) 2013 e colocar o CPF sem ponto e sem hífen. Lembramos que alunos que tiveram excesso de faltas não terão direito ao certificado.

Certificados disponíveis

Veja aqui a relação de certificados que se encontram no Núcleo Pedagógico:

Cursos 

Cursos Redefor


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!