Projeto Mediação e Linguagem 2016

Estão disponíveis na videoteca da Rede do Saber, os links para as videoconferências da III Mostra Mediação e Linguagem. 
 
19/10 – Animação e Vídeo
 
20/10-Radionovela:
http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/MEDIACAO_E_LINGUAGEM_20_10_16.wmv  (Participação da E.E MMDC- Grupo XII- Radionovela: A captura do Saci selecionada pelo Grupo XII Diretorias de Ensino)
 
Professores,

Parabéns, pelo engajamento e participação no projeto. Estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido, pois conseguimos envolver 707 alunos, e postar 

93 radionovelas/podcasts no Youtube. Para o ano 2017 vamos mobilizar nossos alunos e professores de todas as disciplinas na disseminação da leitura de obras literárias e o uso das TIC's-Tecnologias da Informação e Comunicação em nossas escolas através do Projeto Mediação e Linguagem.

Forte abraço,

Equipe de Língua Portuguesa Anderson e Daniele. Tel: 5591-2139.
 

Olimpíada de Língua Portuguesa 2016

     

    A temática para 2016, O lugar onde vivo, visa estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. Dentro do tema, os professores podem inscrever  trabalhos de quatro gêneros: poemas para os alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, memórias literárias para 7º e 8º anos, crônicas para 9º e 1º anos do Ensino Médio e artigo de opinião para estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio.

 Estamos na Etapa  OFICINAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA que são a essência do trabalho do professor com vistas ao ensino de gêneros textuais encerrarão dia 08/08. Todas as escolas possuem o material que foi enviado nos anos anteriores, no entanto, se por qualquer razão não for possível a sua utilização, encontra-se disponível no site: https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso.

Lembretes:

1º A próxima etapa é a Comissão Julgadora Escolar 10/08 a 19/08, a escola deve se organizar para a escolha dos textos. Máximo de 4 textos por escola (1 por gênero).

2º O professor deve registrar o  desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula. Os 500 professores semifinalistas  na (Etapa Regional) concorrerão na categoria Relato de Prática. Os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados pela Comissão Julgadora Regional receberão um notebook cada um.

 3º Os textos dos alunos serão digitados no Portal da Olimpíada em agosto/2016, período em que se encerram as oficinas nas escolas.

4º O professor tem à disposição vídeos: Escrevendo na sala de aula que  orientam como trabalhar o conteúdo das oficinas nas escolas, disponível no site:

 https://www.escrevendoofuturo.org.br/concurso/etapas-do-concurso/#oficina-nas-escolas

5º A equipe gestora e professor têm à disposição regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa para esclarecer possíveis dúvidas no site:

 https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/5626/olp216-regulamento-24fev2016-ok.pdf

Bom proveito! Participe!

Para maiores informações ligue: 5591-2139 falar c/ PCNP de Língua Portuguesa Daniele

“Concurso Shakespeare Hoje”

Alunos e professores dos Anos finais e Ensino Médio: Em homenagem aos 400 anos da morte de Willian Shakespeare, o British Council promove o concurso “Concurso Shakespeare Hoje”, destinado a alunos e professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como participar?

· Com a coordenação de um professor, forme um grupo de até 5 alunos.

· Crie um vídeo de até quatro minutos com o tema Por que Shakespeare continua atual? O filme deve explorar textos e personagens de produções shakespearianas, e pode ainda conter trechos de peças, adaptações dos alunos ou algum material criativo autoral que seja inspirado pela obra do autor.

· Insira o vídeo no YouTube com a hashtag #ShakespeareLives.

· Preencha o formulário de inscrição, com a inclusão do link do vídeo.

 Mais detalhes, acesse o site www.shakespearehoje.com.br. Caso tenham interesse, os alunos participantes do Projeto Mediação e Linguagem poderão utilizar a mesma produção de curta metragem, a partir da leitura de uma obra de Shakespeare, para participar desse Concurso. 

 

Programa Jovens Embaixadores 2017

Alunos dos Ensino Médio das nossas escolas: Informamos que a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil lançou na quinta-feira, dia 19 de maio  a décima quinta edição do programa Jovens Embaixadores . São 15 anos promovendo, em parceria com instituições, entre elas a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, esse importante intercâmbio para jovens de destaque na rede pública de ensino! Solicitamos ampla divulgação entre seus alunos, para tanto encaminhamos o cronograma do programa em anexo e informamos que realizaremos uma videoconferência dia 01/06/2016, das 9h às 10h30min.
Qualquer dúvida ou informações entrar em contato com a PCNP Fernanda através do telefone 5591 2143.

A Hora do ENEM

 
O MEC/INEP implantou uma ferramenta online chamada “A Hora do ENEM”, que traz  videoaulas, planos de estudo, exercícios e simulados, com o objetivo de preparar os alunos que têm interesse em fazer o exame. O primeiro simulado será no dia 30 de abril e o prazo de inscrição termina nesta sexta-feira (15). Além deste, haverá novos simulados em 25 de junho e 13 de agosto, com 80 questões cada, e nos dias 08 e 09 de outubro, com 180 questões.

Para conhecer todos os recursos da plataforma “A Hora do ENEM”, acessar o site:  http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem/conheca.

Projeto PARA TODOS 

Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e a Secretaria  de Estado da Pessoa com Deficiência. Trata-se de um projeto ao qual tem objetivo de democratizar o cinema nas escolas.

O documentário PARA TODOS mergulha no cotidiano de alguns dos principais atletas paraolímpicos brasileiros para investigar os bastidores do esporte de alta performance e discutir a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. No universo paraolímpico, se superar não é uma opção ou gesto de heroísmo, é somente o ponto de partida.

Veja o trailer do filme a ser apresentado na escola disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=qM1pm8gaNfA

A escola que desejar aderir ao projeto para apresentar o documentário aos seus alunos deve comunicar ao Núcleo Pedagógico, urgentemente, seu interesse através dos telefones: 5591-2068 (Alzira), 5591-2139 (Anderson /Daniele) ou e-mail: dectsnpe@educacao.sp.gov.br Após comunicar o Núcleo Pedagógico deverá fazer a adesão ao projeto até o dia 20/05/16 aqui neste link.

Sugerimos a exibição do documentário PARA TODOS a partir 06/06/16, após a exibição a escola deve produzir um breve relato sobre as sessões com número de alunos, professores participantes e uma breve descrição das sessões por meio da plataforma da Taturana: www.taturanamobi.com.br. No mês de Outubro/2016 ocorrerá a sistematização das sessões realizadas nas escolas da rede e publicação.

4ª. FeCEESP – 2016

Abertas as inscrições para a 4ª edição da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP). A FeCEESP é uma ação voltada para a formação, a divulgação e a promoção da cultura científica, que se constitui por meio de projetos de investigação de Pré-Iniciação na Educação Básica.

 Poderão inscrever-se estudantes e professores das Escolas Públicas Estaduais respeitando o limite máximo de composição, sendo  2 estudantes e 1 professor por equipe  de todas as modalidades de ensino (Regular, Integral e Educação de Jovens e Adultos).

Período de Inscrição: Fase I - Diretoria de Ensino de 17/05/2016 à 01/07/2016.

Público Alvo: Estudantes matriculados do 7º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio.

Contamos com a participação das escolas.

Elissandro e Penha – Núcleo Pedagógico

 

Jogos Escolares - Categoria Mirim

 

Jogos Escolares

Terminou a fase DE dos Jogos escolares categoria Infantil.
Parabéns à todos os alunos e professores que participaram do evento que foi muito tranquilo transcorrendo  em clima de amizade e integração. 

Uma saudação especial aos campeões, que irão representar a nossa diretoria na fase seguinte.

Boa Sorte à todos!!

Futsal masc: Teruko Yamaguti

Futsal fem: Fabiano Lozano

Basquete masc: Major Arcy

Handebol masc: Conde

Handebol fem: Teruko Yamaguti

Voleibol masc: Conde

Voleibol fem: Conde

Tenis de Mesa masc: Major Arcy

Xadrez masc: Major Arcy

Xadrez fem: Roldão Lopes de Barros

E.E. Major Arcy - Campeã do Xadrez Masculino

Parabéns a toda  equipe da E.E. Major Arcy por mais essa conquista, campeã de xadrez masculino individual da categoria mirim.

Felicitações muito especiais, ao Prof. Félix pela dedicação e competência e ao aluno Pedro Kappaun pelo talento demonstrado.

Ambos irão representar a diretoria na final estadual da categoria em Taquaritinga, desde já boa sorte e sucesso.

Parabenizamos todas as escolas que participaram dos Jogos Escolares, categoria mirim, em especial às campeãs, que irão representar a Diretoria na segunda fase, inter-DE.

FUTSAL masc. – Carlos Stevam

FUTSAl fem. – Olga Benatti

Handebol masc. – Martha Figueira

Basquete Masc. – Major Arcy

Tenis de Mesa masc. – Major Arcy

Xadrez masc. – Major Arcy

Xadrez fem. – Major Arcy

A participação dos alunos nos jogos, estreita os vínculos desses com o professor e com a escola, sendo um momento valioso para transmissão de valores e de desenvolvimento do pertencimento.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!